Rota do Café: Visão Geral

O QUE É A ROTA DO CAFÉ?
– Um conjunto de atrativos que visam promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, promovendo o resgate histórico-cultural de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo, o norte do estado do Paraná.

– Foi concebida e desenvolvida pelo Sebrae Paraná e lançada oficialmente em novembro de 2009

– A Rota do Café foi eleita em 2011 como o Melhor Roteiro Turístico em premiação feita pela Ministério do Turismo

– Após a “geada negra”, que aconteceu em 1975 no norte do Paraná, muitos produtores faliram e desistiram do plantio do café. Em 2000 essa atividade foi retomada não mais pela quantidade, mas pela qualidade do café produzido na região.

– Desde maio de 2012 o café do norte do Paraná possui Indicação Geográfica de Procedência: uma certificação internacional que garante a origem, os processos de produção e características sensoriais dos cafés.
– Essa certificação confirma que o café do norte do Paraná possui características exclusivas, que não podem ser encontradas em bebidas de outras partes do mundo.
– Outras duas regiões brasileiras possuem essa certificação: a região do Cerrado Mineiro e a região da Serra da Mantiqueira, ambas em Minas Gerais.

ATRATIVOS:
– São mais de 30, entre fazendas históricas e fazendas produtivas, espaços de lazer e cultura, pousadas e restaurantes, distribuídos em 9 cidades, sendo Londrina o maior delas, em um raio de distância de aproximadamente 200 quilômetros.

COMO CONHECER A ROTA ?
– Por enquanto a rota não dá para ser toda feita sem uma agência, pois muitos estabelecimentos (principalmente as fazendas) não tem estrutura para receber viajantes o dia todo e a qualquer hora. Eles costumam receber os grupos com um belo café da manhã, almoço ou chá da tarde, com produtos muitas vezes feitos no próprio local, e para isso precisam de uma certa antecedência. Além disso, ainda falta muita sinalização nas estradas, para que se chegue até as fazendas.

– Essa estrutura para o turismo “auto-guiado” e também o aplicativo da Rota do Café estão nos projetos do Sebrae e em breve estarão disponíveis.

– A Rota se apresenta como um cardápio de atrações e experiências, que podem durar uma tarde ou uma semana. Tudo depende dos seus interesses e do seu tempo disponível. Os roteiros são personalizadas para cada grupo.

– São 7 agências de turismo de Londrina cadastradas. A lista e os contatos estão no site da Rota do Café.

EVENTOS (todos gratuitos):
Semana do Café:
– É o evento mais importante, e acontece no início da colheita no Brasil e celebram o Dia Nacional do Café: 24 de maio. Esse dia marca o início da colheita do café em todo o Brasil.
– Café em todas os elementos: gastronomia, arte, entretenimento, cultura, história….
– Em 2014 o evento recebeu mais de 4 mil visitantes.

O Site do evento está temporariamente indisponível e voltará em breve com a programação de 2015

Café no Museu:
– Oficina de Cafés Especiais, que acontecem uma vez por mês, ministradas no Museu Histórico de Londrina *vagas limitadas

Rota do Café in Concert:
– Shows com o objetivo de promover a Rota do Café e prestigiar talentos de Londrina.
– O ùltimo foi dia 15/11/2014, na Concha Acústica de Londrina: Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio.

Fest Café:
– É uma forma de despertar a criatividade dos chefes de cozinha e dos futuros gastrônomos de Londrina e região.

* O Blog Mala Inquieta esteve em Londrina para conhecer a Rota do Café, a convite do Sebrae Paraná. Estava incluso no convite todos os transportes, alimentação, a hospedagem e os passeios. Apesar disso, as opiniões aqui escritas são todas de livre expressão. 

Posts dos outros blogueiros e jornalistas da PressTrip:
Blog Viagens Cinematográficas
Blog Fui, Gostei, Contei
Blog Giros Por Ai
Jornal Diário de Marília
Jornal Voz da Terra
Site Café Point
Revista Azul Magazine – Janeiro de 2015 (página 110)

O Blog Matraqueando também tem bastante coisa sobre a Rota do Café.

O PressTrip na mídia local:
Matéria no Site da Fundação Cultural de Ibiporã
Fotos no Facebook da Fundação Cultural de Ibiporã
Notícia no Site da Prefeitura de Ibiporã

Sites Oficiais da Rota do Café:
Bloghttp://rotadocafeparana.blogspot.com.br/
Site Oficial: http://rotadocafe.tur.br/

By | 2015-03-31T09:05:56+00:00 novembro 18th, 2014|Categories: Brasil, Ibiporã, Londrina, Paraná, Ribeirão Claro, Rota do Café, Santa Mariana|0 Comments

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743