Quando visitar Vancouver é uma pergunta que sempre recebemos.
Vancouver é conhecida como a cidade menos fria dentre as maiores cidades do Canadá e tem as 4 estações muito bem destacadas. Você quase que pode escolher qual paisagem quer encontrar quando visitar a cidade:
OBSERVAÇÃO: a data de início e término de cada estação pode sofrer pequenas alterações a cada ano. Para o post usei as datas de 2017.
PRIMAVERA (21 DE MARÇO ATÉ 20 DE JUNHO)
- Burnaby Public Library na Primavera - Foto: Renata Luppi
A primavera é literalmente uma transição entre o inverno e o verão: no começo da estação é um pouco menos frio do que no inverno, e vai esquentando com o passar das semanas, até a chegada do verão.
A temperatura média durante o dia costuma ficar entre 11 e 17 graus, um pouco mais frio do que isso durante a noite.
É uma estação linda para visitar os parques, que começam a florir. Na verdade, a cidade inteira fica floresce. Os donos das casas cuidam dos seus jardins e os predios tambem investem nisso, talvez para mudar a aura cinza que domina a cidade no inverno e para preparar a cidade e o espírito para o verão que se aproxima.
- Vista da cidade no Queen Elizabeth park - Foto: Renata Luppi
- Tulipas no Queen Elizabeth Park - Foto: Renata Luppi
- Queen Elizabeth Park na Primavera - Foto: Renata Luppi
- Cores nas ruas é a marca da primavera - Foto: Renata Luppi
VERÃO (21 DE JUNHO ATÉ 20 DE SETEMBRO)
- Burnaby Public Library no Verão - Foto: Renata Luppi
O verão já começa com o Solstício de verão, o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. (O solstício também é uma data com pequenas variações a cada ano. Confira aqui as datas.)
Da data do solstício em diante, os dias passam a ser mais curtos, alguns minutos por dia, até culminar com o solstício de inverno, o dia mais curto do ano.
No verão os dias são bem longos. Amanhece antes das 5 da manhã e o sol se põe depois das 10 da noite ! Nessa época não chegamos no escuro da noite .. não escurece totalmente. Mas temos um dia de cerca de 16 horas para aproveitar !
Duro é convencer as crianças de que já é noite e que elas precisam dormir, enquanto o sol ainda brilha lá fora.
- Por do Sol na English Bay - Foto: Renata Luppi
Essa é a época das atividades ao ar livre, onde as temperaturas costumam variar entre 20 e 30 graus. Mas não se iluda! 25 graus aqui é MUITO quente, totalmente diferente da sensação térmica que estamos acostumados no Brasil. Acredite em mim !
- Região de Coal Harbour, no centro de Vancouver - Foto: Renata Luppi
- Centro de Vancouver visto de North Vancouver - Foto: Renata Luppi
- Trout Lake - Foto: Renata Luppi
Também é nessa época que as escolas canadenses estão de férias. Prepare-se para ver muitas famílias e crianças passeando nos meses de julho e agosto e inicio de setembro.
Você também perceberá o quanto a farofa é normal por aqui, e ver o quanto é profissional também: muitos coolers e comida levada de casa para os parques e lagos, colchões infláveis, cozinhas quase que completas. É muito legal entrar no clima e, é claro, economizar nas refeições na rua em uma cidade que não é das mais baratas.
OUTONO (21 DE SETEMBRO ATÉ 20 DE DEZEMBRO)
- Burnaby Public Library no Outono - Foto: Renata Luppi
Aproveitou bastante a primavera e o verão ? Pois agora é a hora da temperatura começar a cair e da chuva voltar. Os dias já estão bem mais curtos e os programas ao ar livre vão diminuindo conforme caminhamos em direção ao inverno.
No outono de 2016 choveu em 28 dos 31 dias de outubro !!! Sério .. ninguem aguentava mais ! O recorde anterior era de 1985. (Confira a reportagem aqui)
Em compensação, as cores do outono são um espetáculo incrível… as ruas e parques são tomadas por tons de laranja e vermelho … é sem dúvida uma época linda !
- Stanley Park no outono - Foto: Renata Luppi
- Árvores no Stanley Park - Foto: Renata Luppi
- Outono na English Bay - Foto: Renata Luppi
- Rua residencial no outono - Foto: Renata Luppi
Também é hora de terminar o horário de verão, ou Daylight Saving Time. Por volta do dia 4 de novembro os relógios são atrasados em 1 hora, e Vancouver passa a ficar 6 horas atrás do horário de Brasília. Voltamos para o fuso horário PST (Pacific Standard Time).
INVERNO (21 DE DEZEMBRO ATÉ 20 DE MARÇO)
- Burnaby Public Library no Inverno - Foto: Renata Luppi
Ao contrário do que acontece no verão, aqui temos o dia mais curto do ano, e é ele que abre o inverno, o solstício de inverno. Chegamos a ter cerca de 11 horas de noite e apenas 8 horas de luz do dia, com o nascer do sol por volta das 8 da manhã e o pôr do sol logo depois das 4 da tarde 🙁
As temperaturas na região de Vancouver não costumam passar de 0 graus (apesar de ficarem bem próximas disso durante o dia), mas as chuvas (fracas e intermináveis) são praticamente diárias. Isso deu a Vancouver o apelido de Raincouver e é comum ver o pessoal com roupa apropriada, como casacos impermeáveis e galochas. Guarda-chuva não é uma unanimidade. O nevoeiro e o céu cinza são a cara de Vancouver no inverno. Como as temperaturas na região não tem uma variação muito brusca, uma coisa raríssima de ser aqui são temporais, raios e trovões.
- Stanley Park no inverno - Foto: Renata Luppi
- Típico dia de inverno em Vancouver: cinza e chuvoso - Foto: Renata Luppi
Neve ? por padrão, só nas montanhas. Nelas temos 3 estações de esqui, fora a cidade de Whistler, conhecida internacionalmente e que foi sede dos esportes outdoor nas Olimpíadas de Inverno de 2010.
- Um raro dia de invern com sol, e a neve nas montanhas ao fundo - Foto: Renata Luppi
No final do inverno, por volta de 10 de março, começa o horário de verão, ou Daylight Saving Time, diminuindo em 1 hora a diferença do fuso com o Brasil. Passamos para o fuso horário PDT (Pacific Daylight Time).
Mas…. vamos falar nas alterações no clima do planeta ?
- Neve na Burnaby Public Library - Foto: Renata Luppi
Não, eu não irei levantar nenhuma bandeira aqui. Há quem defenda o aquecimento global, há quem defenda alterações cíclicas que acontecem no planeta, e várias outras teorias possíveis. Porém, é visível que a temperatura na terra está sofrendo alterações. Vemos a cada ano temperaturas batendo recordes em vários lugares, secas em lugares onde a água costumava ser abundante e neve onde não é normal nevar, como no caso de Vancouver.
O inverno de 2016/2017 aqui na região de Vancouver foi super rigoroso, como não era visto há uns 20 anos e quebrou muitos recordes de frio e neve. Teve temperaturas abaixo de zero, lago congelado com o pessoal andando de patins em cima e muita neve pelas ruas. Esse tipo de paisagem não é nem um pouco comum nessa região, ja que a neve costuma ser restrita as montanhas.
- Neve na praia de English Bay - Foto: Renata Luppi
- Filhota tentando chegar na escola - Foto: Renata Luppi
- Trout Lake congelado e todo mundo em cima dele aproveitando a experiência - Foto: Renata Luppi
Claro que a neve na cidade não trouxe apenas paisagens lindas e inusitadas e muira diversão para as crianças, mas trouxe também uma série de transtornos para a cidade, já que nem a população e nem as autoridades estavam preparados. Demora na limpeza nas ruas, atrasos no transporte público (já que até os ônibus estavam derrapando pela falta de pneus adequados) e mais tempo de deslocamento para todos. Também foi uma época de muitos pequenos acidentes nas ruas, ja que muitos carros também não tinham os pneus adequados, e muitos nem conseguiram comprar, já que os estoques não estavam preparados para essa demanda fora do comum.
- Ruas com o gelo começando a derreter... uma meleca só ! Foto: Renata Luppi
Já o verão de 2015 foi extremamente seco e quente, o que desencadeou uma série de queimadas, e está ocorrendo agora em 2017 novamente. Com isso, churrascos usando carvão e fogueiras estão proibidos. A região esta em estágio 1 de atenção, com regras até para regar o jardim. Caso a situação piore, eles elevam o estagio e as restricçãoes, e com isso aumenta também a multa para o caso de desobediência.
E ai, qual a sua estação preferida ? Conta para a gente !
E se você ja visitou Vancouver em algumas delas, conta para gente o que achou também 😉
Leave A Comment