A Trilha da Pedra Bonita foi eleita como a minha primeira trilha de 2014 (abafa que deve ter sido a última tb! rs). Eu confesso que estava apreensiva, já que o sedentarismo tem dominado minha vida ultimamente. Mas, desafio lançado é desafio vencido!
A trilha é considerada de nível média e o percurso tem 1.257 metros. A duração média é de 35 minutos, vai depender do preparo físico de cada um. A última máxima (final da trilha) é de 696 metros. Na entrada é necessário registrar a entrada no grupo em um livro, e depois a saída do grupo também.
No local há um estacionamento, mas para poucos carros, e também é dividido com quem vai até a rampa de asa delta. A dica é chegar cedo, antes das 9 da manhã. Depois disso uma enorme fila se forma no acesso.
HISTÓRIA
A trilha está dentro do Parque Nacional da Tijuca, que foi reflorestado. A área foi usada, no século XIX, para atender à demanda de madeira e carvão gerada pela expansão da cidade.
O local passou a ser ocupado por pequenas propriedades rurais, que cultivavam alimentos e flores, que eram vendidos nas feiras do Rio de Janeiro. As trilhas eram usadas por esse moradores no caminho até seus sítios.
Em alguns trechos ainda é possível ver o calçamento original, feito por escravos, com pés-de-moleque.
A área foi agregada ao Parque Nacional da Tijuca na década de 1960, e poucos sítios ainda estavam em uso.
ACESSO
É feito pela Estada das Canoas, em São Conrado.
A entrada da trilha é no estacionamento da rampa de asa delta. Esta bem sinalizada, e com uma guarita e um guarda na entrada.
Todo o caminho é bem marcado, intercalando subidas e degraus (Ufa!), mas diversas agências/operadoras vendem o passeio, umas por um preço justo, outras não.
Não tem incentivo maior do que a vista lá de cima !
NÃO ESQUECER DE LEVAR:
Protetor solar, repelente, pelo menos 1 litro de água e chapéu/boné (já que lá em cima não tem sombra). Também é aconselhável levar frutas e/ou algum outro lanche leve.
Renata!
Eu fiz a trilha da Pedra Bonita antes de viajar pro Peru numa esperança de “treinar” para Wayna Picchu (é, tá!… como se fosse parecido! hahaha).
O Visual é lindo demais, né?! Eu não diria que foi a minha ultima não. Pretendo, um dia, tomar coragem pra encarar a Pedra da Gávea!
Beijo e obrigada pelas dicas aqui no blog! 😉
Oi P. !
O Petrus e o Gustavo já fizeram a da Gávea, eu não tive coragem, já que essa aqui já me mostrou o quanto estou sedentária !kkkkkk
Beijos !:D