Pelo Rio: Parque da Catacumba

O Parque Natural Municipal da Catacumba fica na Lagoa, bairro da zona sul carioca e por muitas vezes nem é notado quando passamos, sempre com pressa e admirando a Lagoa Rodrigo de Freitas que fica em frente. Mas, é uma excelente opção de passeio em família!

ORIGEM DO NOME:

Segundo a lenda, era nessa encosta que os índios enterravam seus mortos, bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. No entanto, nunca houve confirmação sobre possíveis esqueletos encontrados na região.

HISTÓRIA:

O terreno era de posse da Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, que deixou as terras em testamento para seus escravos.

Por volta de 1925, o Estado dividiu a Chácara das Catacumbas em 32 lotes e os primeiros barracos da futura favela começaram a ser erguidos ainda nos anos 30.

Na década de 40, com a chegada de migrantes, principalmente do Maranhão, houve uma explosão demográfica no terreno, que tornou-se uma grande favela.

A Favela da Catacumba foi removida em 1970 pelo antigo governador da Guanabara, Negrão de Lima, que reflorestou a encosta e criou um parque batizado de “Parque Carlos Lacerda”, na tentativa de conter uma reocupação da encosta.

A maioria das famílias, que viviam numa área com alto risco de desabamentos e sem água potável ou esgoto, foi transferida para o Conjunto Guaporé-Quitungo, construído pela COHAB na Penha, enquanto outras foram removidas para a Cidade de Deus e Parques Proletários do Estado.

O então Parque da Catacumba foi inaugurado em 1979 e no início dos anos 80 ganhou popularidade, com a realização de shows de música instrumental, nas tardes de domingo, no Pavilhão Victor Brecheret, que hoje abriga a sede da Subprefeitura da Zona Sul.

A Trilha da Catacumba foi inaugurada em janeiro de 1999, sendo revitalizada e devidamente sinalizada. Ela fazia parte do Caminho da Saudade, que ligava a Lagoa à Copacabana e era utilizada para escoar a produção das fazendas que ficavam no entorno da Lagoa.

Em 2008, num modelo baseado no Parque Nacional do Iguaçu, os parques municipais foram abertos à atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura e em 2009 a Lagoa Aventuras foi escolhida para operar no parque.

ATIVIDADES:

TRILHA:

Um percurso fácil e seguro de aproximadamente 30 minutos leva ao Morro do Urubu e ao Mirante Sacopã, de onde se tem uma bela vista da Zona Sul e da Lagoa Rodrigo Rodrigo de Freitas.

LAGOA AVENTURAS:

A empresa oferece arvorismo alto (adultos) e baixo (crianças), tirolesa, muro de escalada e rapel.

Eu me aventurei no arvorismo alto, e graças a Deus meu marido esqueceu de bater foto ! Deu medo, mas é super seguro. E a filhota, num sopro de coragem, se aventurou no arvorismo baixo. No final ela quis repetir e sempre pede para voltar. Só não repetimos no mesmo dia por causa do calor, que estava muito forte.

Um instrutor acompanha a criança durante todo o percurso de 5 etapas e também coloca todos os equipamentos de segurança necessários.

Minha filha é realmente medrosa e sim, ela tentou desistir, mas o instrutor conversou e convenceu ela a terminar o percurso, sempre com muita calma e paciência.

Ninguém teve coragem de fazer a tirolesa, mas a fila estava grande. E também tinha gente no Muro de Escalada. Só não vimos ninguém no rapel, que precisa ser agendado no site com antecedência.

Maiores Informações, preços e horários no site da Lagoa Aventuras.

O Parque da Catacumba fica na  Avenida Epitácio Pessoa, 3.000 – Lagoa – Tel: 2247-9949
Visitação: Terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada e Estacionamento gratuitos.

By | 2014-07-16T16:53:13+00:00 maio 8th, 2013|Categories: Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - capital|2 Comments

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

2 Comments

  1. Renata! Adorei este post e achei o máximo ver sua filhota fazendo arvorismo. Vamos levar os nossos para Brotas em breve para fazer arvorismo em um lugar chamado Verticália que é muito bacana para criança pequena. Ela foi corajosa e certamente é bom quando o instrutor estimula e incentiva a criança. Adorei.

    • Renata Luppi 09/05/2013 at 5:05 PM - Reply

      Que bom que você gostou. Quando ela resolver ir não tinha muita idéia de como seria, mas a ajuda e calma dos instrutores foi fundamental. Seus filhotes irão adorar também!

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743