Pelo Rio: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro tornou-se referência pela excelência de seus serviços.  A gratuidade da entrada e a oferta de exposições obrigatoriamente inéditas fazem do Centro uma das principais instituições culturais do mundo. Possui, além dos espaços para exposições, 2 cinemas, 3 teatros e uma biblioteca. Para atender aos visitantes ainda dispõe de uma cafeteria, uma livraria, guarda-volumes e um restaurante.

O CCBB Rio de Janeiro recebeu 2.235.354 visitantes em 2012, ficando em 17º lugar no ranking internacional (ranking internacional divulgado pela publicação inglesa The Art Newspaper, em abril/13) 

O prédio onde o CCBB esta instalado foi inaugurado em 1906 como sede de Associação Comercial e sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 20, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade.

No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

Uma exposição é permanente: “Brasil Através da Moeda”. São cerca de 2 mil peças num espaço interativo contando a história e algumas curiosidades da  moeda no Brasil e mundo.

O CCBB mantem também um museu no seu último andar, com objetos de mais de 100 anos e ambientados como uma antiga agência do banco.

Mais algumas fotos do local, caso você ainda não  tenha se convencido a conhecer o CCBB:

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL:

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
(21) 3808-2020
ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h (não abre as terças feiras)

By | 2014-04-02T13:53:16+00:00 junho 3rd, 2013|Categories: Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - capital|0 Comments

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743