Passeio Noturno pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O que há de diferente em um passeio noturno pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com tudo escuro ? Apreciar e descobrir a fauna do local que tem hábitos noturnos e não conseguimos ver do modo tradicional, de dia.

O passeio é organizado e conduzido pela equipe do Projeto Fauna do Jardim Botânico, que fazem isso de forma voluntária. E ontem o passeio foi especial de Dia das Crianças, com um grupo maior do que o normal.

Por volta das 19hs, reunidos ali perto do Relógio Solar e do Centro de Visitantes, os nomes dos inscritos são conferidos, o grupo é conduzido para assistir um vídeo sobre o passeio e as crianças ganharam “asas de morcego”. Nele são passadas algumas regras, como não gritar e não correr, e também é mostrado alguns animais que possivelmente serão vistos no passeio, como o bacurau, o gambá, corujas e “sapos”.

Nesse momento o grupo foi dividido em 3 menores, o que não ocorre normalmente, e cada grupo é acompanhado por membros da equipe e por um segurança do parque, que vai apenas por precaução, já que nenhum incidente foi registrado até hoje em nenhum passeio noturno.

Hora de entrar no Jardim Botânico e uma surpresa: ela não fica tão escuro quanto imaginei. As luzes da cidade clareiam bastante o local, não fica um breu total, só para as fotos kkkkk com tudo escuro e as crianças e os animais se mexendo, foi difícil uma foto boa ! Mesmo assim calçados e roupas adequadas são indicados, já que o chão é todo irregular.

Caminhamos pelas aléias até a nossa primeira parada, a Estação Coruja: Máscaras de coruja foram distribuídas para as crianças, ouvimos o som que elas fazem e vimos mais uma coruja que estava sendo cuidada pelo projeto, na gaiola.

Mais uma caminhada e chegou a hora dos “sapos”: as crianças amaram saber mais sobre eles e passar a mão nas espécies de anfíbios.

E a última parada foi na estação dos morecegos… Uiiiiii !
Hora do silêncio e de ver mais de perto esses animais que tanto temos pavor, aprender um pouco mais sobre a vida deles e … passar a mão nos morcegos !!! Que tenso !!!

Depois foi a hora de fazer a soltura de alguns animais que estavam sob cuidados especiais  e foto do grupo para encerrar o passeio.

E assim terminou uma das experiências que eu nunca achei que eu teria… Eu, o Jardim Botânico, a noite, os animais…

Aqui tem um vídeo com recortes do passeio e do que o escuro me deixou filmar.. rs

Gostou do Passeio Noturno ? Eles não acontecem com regularidade, mas costumam ser avisados no blog do Projeto Fauna do JBRJ, e são gratuitos !

Esse era um programa que eu queria fazer há um tempão, mas nunca conseguia, e dessa vez deu tudo certo ! 😀

By | 2014-10-17T13:25:38+00:00 outubro 17th, 2014|Categories: Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - capital|2 Comments

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

2 Comments

  1. Cristiane 17/10/2014 at 1:54 PM - Reply

    Olá, Renata!
    Que delícia ver o Passeio Noturno sendo elogiado em um blog de viagens. Não esperava por isso. Muito legal!
    Fui uma das idealizadoras do Passeio e Coordenadora do Projeto Fauna. Hoje me encontro afastada temporariamente para fazer doutorado na Amazônia.
    Mas é legal demais ver seus projetos e sonhos tomarem asas e ganharem o mundo, não é?
    Tenho muito orgulho desse projeto e galera boa formada lá, que dá duro para mantê-lo, mesmo voluntariamente.
    Obrigada por me proporcionar matar um pouco a saudade do JBRJ através da sua visão/fotos.
    Beijo, Cris.

    • Renata Luppi 17/10/2014 at 2:25 PM - Reply

      Oi Cristiane!
      Que delícia. Tipo mãe orgulhosa de um filho, né?!
      A Gabi falou que o JB esta tentando institucionalizar o passeio, mas sem previsão.
      Esse do dia das crianças então foi super divertido, e o orgulho do pessoal do projeto estava estampado.
      Fico feliz que o post tenha chegado até você e espero que muitas outras pessoas possam participar do projeto, que é muito legal !

      Beijão

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743