O que há de diferente em um passeio noturno pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com tudo escuro ? Apreciar e descobrir a fauna do local que tem hábitos noturnos e não conseguimos ver do modo tradicional, de dia.
O passeio é organizado e conduzido pela equipe do Projeto Fauna do Jardim Botânico, que fazem isso de forma voluntária. E ontem o passeio foi especial de Dia das Crianças, com um grupo maior do que o normal.
Por volta das 19hs, reunidos ali perto do Relógio Solar e do Centro de Visitantes, os nomes dos inscritos são conferidos, o grupo é conduzido para assistir um vídeo sobre o passeio e as crianças ganharam “asas de morcego”. Nele são passadas algumas regras, como não gritar e não correr, e também é mostrado alguns animais que possivelmente serão vistos no passeio, como o bacurau, o gambá, corujas e “sapos”.
- Bem vindos !
- Fotos, nomes e curiosidades sobre os animais
- Mais umas explicações
- Olha que linda essa coruja que esta sendo cuidada pelo parque, gente !
Nesse momento o grupo foi dividido em 3 menores, o que não ocorre normalmente, e cada grupo é acompanhado por membros da equipe e por um segurança do parque, que vai apenas por precaução, já que nenhum incidente foi registrado até hoje em nenhum passeio noturno.
Hora de entrar no Jardim Botânico e uma surpresa: ela não fica tão escuro quanto imaginei. As luzes da cidade clareiam bastante o local, não fica um breu total, só para as fotos kkkkk com tudo escuro e as crianças e os animais se mexendo, foi difícil uma foto boa ! Mesmo assim calçados e roupas adequadas são indicados, já que o chão é todo irregular.
Caminhamos pelas aléias até a nossa primeira parada, a Estação Coruja: Máscaras de coruja foram distribuídas para as crianças, ouvimos o som que elas fazem e vimos mais uma coruja que estava sendo cuidada pelo projeto, na gaiola.
- Criançada com as asas de morcego
- Aquela luz mais clara é o Cristo Redentor ! 😀
Mais uma caminhada e chegou a hora dos “sapos”: as crianças amaram saber mais sobre eles e passar a mão nas espécies de anfíbios.
E a última parada foi na estação dos morecegos… Uiiiiii !
Hora do silêncio e de ver mais de perto esses animais que tanto temos pavor, aprender um pouco mais sobre a vida deles e … passar a mão nos morcegos !!! Que tenso !!!
Depois foi a hora de fazer a soltura de alguns animais que estavam sob cuidados especiais e foto do grupo para encerrar o passeio.
E assim terminou uma das experiências que eu nunca achei que eu teria… Eu, o Jardim Botânico, a noite, os animais…
Aqui tem um vídeo com recortes do passeio e do que o escuro me deixou filmar.. rs
Gostou do Passeio Noturno ? Eles não acontecem com regularidade, mas costumam ser avisados no blog do Projeto Fauna do JBRJ, e são gratuitos !
Esse era um programa que eu queria fazer há um tempão, mas nunca conseguia, e dessa vez deu tudo certo ! 😀
Olá, Renata!
Que delícia ver o Passeio Noturno sendo elogiado em um blog de viagens. Não esperava por isso. Muito legal!
Fui uma das idealizadoras do Passeio e Coordenadora do Projeto Fauna. Hoje me encontro afastada temporariamente para fazer doutorado na Amazônia.
Mas é legal demais ver seus projetos e sonhos tomarem asas e ganharem o mundo, não é?
Tenho muito orgulho desse projeto e galera boa formada lá, que dá duro para mantê-lo, mesmo voluntariamente.
Obrigada por me proporcionar matar um pouco a saudade do JBRJ através da sua visão/fotos.
Beijo, Cris.
Oi Cristiane!
Que delícia. Tipo mãe orgulhosa de um filho, né?!
A Gabi falou que o JB esta tentando institucionalizar o passeio, mas sem previsão.
Esse do dia das crianças então foi super divertido, e o orgulho do pessoal do projeto estava estampado.
Fico feliz que o post tenha chegado até você e espero que muitas outras pessoas possam participar do projeto, que é muito legal !
Beijão