Um parque que nasceu do amor pelas aves, quando, em uma cidade no litoral da Namíbia, a família Croukamp ganhou um filhote de Papagaio-do-Congo.
Alguns anos depois, Dennis Croukamp e sua esposa se mudaram e uma amigo sugeriu que eles se mudassem para Foz do Iguaçu e abrissem um parque de crocodilos. Mas a resposta de Dennis foi: “Eu gosto de aves. Iremos criar um Parque das Aves.”
Dennis recebeu todas as licenças necessárias, e adquiriu 16 hectares de floresta subtropical entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas do Iguaçu, ao lado de onde hoje fica o Parque Nacional do Iguaçu. Sua esposa Anna, médica-veterinária, adquiriu uma cópia do livro “Português em três meses” e estudou nossa língua.
Toda vegetação invasora foi retirada e, em seu lugar, foram plantadas centenas de árvores nativas.
As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros e outros animais confiscados foram enviados pelo Ibama. Espécies subtropicais de todos os continentes foram importadas.
O Parque das Aves foi inaugurado no dia 6 de outubro de 1994, 11 meses após a família ter chegado ao Brasil e hoje é o maior parque de aves da América Latina. Dennis faleceu em julho de 1996.
Alguns números do parque:
50% das aves foram resgatadas de maus tratos e do tráfico
43% das aves nasceram no parque
+ de 500 mil visitantes todos os anos
+ de 800 animais
+ de 200 espécies
maior colônia de ararajubas em exibição no mundo
maior viveiro de araras da América do Sul
Mesmo com chuva o passeio foi incrível, e superou todas as expectativas criadas por mim. Você não vai se arrepender de colocar o parque na sua programação quando estiver em Foz do Iguaçu ! 😀
E aqui tem um rápido vídeo, para ter uma idéia de como é o parque. E é uma pena que muitos animais estivessem se escondendo da chuva, assim como nós !rs
PARQUE DAS AVES
Av. das Cataratas, KM 17.1 – Foz do Iguaçu – PR (ao lado do Parque Nacional das Cataratas)
Na porta passa o ônibus da linha 401, que liga o Parque Nacional das Cataratas ao centro da cidade de Foz do Iguaçu, passando pelo aeroporto.
* O Blog Mala Inquieta esteve em Foz do Iguaçu para participar do Festival de Turismo das Cataratas, a convite dos organizadores do evento. Estava incluso no convite todos os transportes, a hospedagem e os passeios.
Muito legal o post, Renata! Adorei :))) :***
Imagina se o Sr. Croukamp tivesse aceitado o conselho e aberto um parque de crocodilos? haha Que bom que ele gostava de aves, assim podemos chegar perto dessas coisas fofas! 😀 Muito legal o post, Renata!
Ainda bem que ele seguiu seus instintos, né?! rs
Obrigada, Thais ! 😀