Minha Cidade do Coração: Portugal, por Claudia Bins

Hoje na série Minha Cidade do Coração, temos a Claudia Bins dando suas dicas e contando os motivos de Portugal ter um lugar especial no seu coração.

1) Nome, idade e onde mora?
Meu nome é Cláudia Bins, tenho 47 anos e moro em Cascais, Portugal

2) Qual seu lugar no mundo ?
Faz pouco mais de um mês que eu e minha família (marido e duas meninas pequenas) mudamos para Portugal. Tudo começou com um planejamento de férias, que acabou virando uma mudança de vida. Nunca imaginei morar fora nessa fase das nossas vidas, mas acabou acontecendo, não sei se por sorte ou por agarrarmos uma oportunidade que apareceu pra nós. O fato é que desde que chegamos aqui eu me sinto em casa. Sinto que aqui é minha casa.

3) Quando você esteve lá ? Quantas vezes ?
Eu visitei Portugal 2 vezes antes de nossa mudança. A primeira foi há quase 20 anos, quando participei de um congresso durante a Expo 98. O país estava mudando, se modernizando e, de lá para cá, muita coisa mudou. Confesso que fiquei com certo preconceito da primeira vez que vim, uma certa má impressão causada por coisas muito antigas e de aparência decadente, pessoas meio ranzinzas… mas isso tudo mudou. Voltei aqui em dezembro, com a família, quando viemos passar férias e arrumar a nossa mudança de março. O que encontrei foi um país solar, iluminado em pleno inverno. Dias lindos mesclados com pessoas acolhedoras e comida maravilhosa. Nos apaixonamos na hora!

4) Como é o transporte público ?
Durante nossas férias aqui usamos muito o metrô, em Lisboa. Também andamos no elétrico durante alguns passeios. Depois que mudamos eu andei no comboio (o trem que liga Cascais à Lisboa), então já tenho bastante experiência no transporte público aqui e gosto muito. Tudo funciona bem,é fácil de entender e é claro que, como qualquer lugar do mundo, no horário do rush tem mais gente.

5) E o clima ? O que você achou ?
O clima em Portugal é espetacular. Estivemos 45 dias aqui no inverno, de 15 de dezembro de 2016 à 30 de janeiro de 2017. Durante este período viajamos pelo país, de norte a sul, percorrendo mais de 2000 km. Pegamos chuva no último dia antes de voltarmos ao Brasil! Desde que chegamos para morar, no dia 23 de março, até maio, pegamos 2 dias de chuva fraca. Chegamos a brincar a respeito, todos os dias ao abrir a janela pela manhã dizemos: “mais um dia lindo de sol… só para variar”

6) O que achou dos preços em geral?
O euro infelizmente é caro para nós, mas o fato é que Portugal tem um custo de vida bem em conta quando comparado com outros países e até mesmo com o Brasil. Se você procurar um pouquinho consegue comer em restaurantes sem gastar muito. Se cozinhar em casa então, consegue gastar menos que no Brasil. Aqui não precisamos de seguro saúde, nem quando viemos de férias. Basta fazer o PB4, o certificado que nos dá direito de atendimento médico como qualquer cidadão português (explico aqui como solicitar). Alugamos carro por menos de 5 euros a diária e, a gasolina, apesar de ser mais cara, rende mais por não ter álcool e ser de melhor qualidade (maior octanagem).

7) Indica algum restaurante por lá?
Nossa, essa pergunta é difícil… aqui é impressionante, mas você entra em uma tasca dessas pequeninhas e come maravilhosamente bem! Para quem gosta de frutos do mar é o paraíso, mas tem algo que considero insuperável: o café! O café aqui é incrível, delicioso, super bem tirado. Então minha recomendação vai para os cafés mais lindos de Lisboa (na minha opinião). Assim você curte o local enquanto aprecia um café maravilhoso: Less, na Galeria Embaixada. Tease, na Praça das Flores. Versailles, Pastelaria São Roque e Casa dos Pasteis de Nata. São os meus favoritos até agora. Ainda não deu tempo, mas farei posts no blog, sobre todos!

8) Um passeio imperdível:
Outra pergunta difícil… poderia ficar horas falando dos passeios que fizemos em Lisboa e arredores, mas vou tentar listar alguns que foram realmente incríveis: Museu Calouste Gulbekian; Museu do Azulejo e Museu do Oriente. O Castelo de São Jorge. O Mirador São Pedro de Alcântara e o Museu/Igreja do Carmo. Para bate-volta, recomendo Sintra, para visitar o Palácio da Pena e o Palacete de Monserrate. Sesimbra, para visitar o castelo, a praia com o Forte de Santiago e o Cabo Espichel. Tomar, para visitar o castelo e quem tiver mais tempo e puder viajar para o sul tem a região do Algarve e suas lindas praias e, ao norte, Guimarães e Viana do Castelo são encantadoras. O país é relativamente pequeno, em duas horas de viagem é possível atravessá-lo de leste a oeste e partindo de lisboa, no mesmo intervalo de tempo você chega a cidade do Porto ou ao Algarve.

9) Dica de hospedagem:
Para quem vem com a família eu recomendo o hotel que ficamos em dezembro, o Hotel HF Fenix. Super bem localizado, muito confortável e com preço ótimo.

10) O que faria diferente em uma próxima visita?
Aproveitaria as dicas de visitação gratuita aos museus e monumentos históricos. No geral, são gratuitos no primeiro domingo do mês e alguns são gratuitos domingo de manhã, mas existem outras datas e dias, conforme o museu. Pesquise na internet para ver os dias e condições de gratuidade.

11) Encontrou brasileiros por lá?
Sim! A comunidade brasileira é bem grande por aqui e através das redes sociais conheci algumas brasileiras que fiquei muito amiga! Existem muitos grupos no Facebook e Instagram. Eu recomendo o Vivendo Portugal Dicas (no FB) e o IG @maesemportugal.

12) Dicas para ajudar no planejamento de quem quer visitar?
Para planejar uma viagem nós usamos as dicas de blogs e também o Instagram. Cada pessoa/família tem o seu foco, suas preferências. Nós curtimos lugares históricos, pitorescos, gostamos de museus e de natureza, então nossos roteiros sempre tem maior enfoque nisso. Há pessoas que curtem mais gastronomia e arte, outros gostam de verão e praias… então sempre depende do foco de cada um. Uma dica que dou, que vale para todos é pesquisar no Instagram, usando as hashtags do local. Por exemplo #Lisboa. Ali você terá uma visão abrangente de fotos em Lisboa e selecionar aquelas dos lugares que chamaram sua atenção. Pode salvar as que mais gostar em um álbum nos favoritos do Instagram e depois montar seu roteiro baseado no que escolheu por ali. Tenho descoberto lugares incríveis usando esse método! Para quem quiser o nosso roteiro de férias em Lisboa e Portugal é só enviar email para claudia.bins@aspasseadeiras.com.br.

Convido a todos que querem acompanhar nosso dia-a-dia aqui em Portugal para seguirem nosso instagram e acompanhar o Stories. Lá eu publico diariamente sobre nossa vida, supermercado, escola das crianças, adaptação enfim, tudo sobre nossa nova vida.

Onde encontrar mais dicas de viagens da Claudia ?

Ela escreve o Blog As Passeadeiras e também tem Fanpage no Facebook e Perfil no Instagram.

Ela também tem o canal no Youtube. Mais dicas de Portugal? Tem lá no As Passeadeiras!

By | 2017-08-02T20:15:20+00:00 agosto 2nd, 2017|Categories: Cascais, Lisboa, Minha Cidade do Coração, Portugal, Sintra|0 Comments

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

Leave A Comment

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.