Liberação da maconha no Canadá

A maconha medicial já é permitida no Canadá, mas o uso recreacional também estará permitido apartir de 17 de outubro de 2018 em todo o país, através do Cannabis Act. Ele é um conjunto de leis que visa proteger a saúde e a segurança dos canadenses, manter a maconha longe dos jovens e não permitir que os lucros caiam nas mãos de criminosos ou do crime organizado.

ATENÇÃO: muitas leis são estaduais e podem variar muito de uma província para outra. Cada província ou território tem o poder de regular, por exemplo, a idade mínima para uso e compra ou as punições para dirigir sob o efeito da droga, além de onde e como a maconha será vendida e as restricões para consumo em público. Então veja bem para onde você está indo e procure as leis provinciais.

O site do governo do Canadá tem um link com os endereços para as informações específicas de cada província/território.

A maconha legalizada terá um selo de venda, com uma cor específica para cada província e as embalagens terão como objetivo minimizar o apelo aos jovens e crianças, evitar o consumo acidental e passar ao consumidor algumas informações para que ele use a maconha sabendo dos riscos que está correndo.

 

Vou falar sobre as regras na província de British Columbia, onde eu moro, e onde estão cidades como Vancouver, Victoria e Whistler, fazendo algumas comparações com outras prvíncias:

– Precisa ser maior de 19 anos para comprar, portar, usar ou plantar maconha . Há multas e penas severas para quem vender ou fornecer para menores de 19 anos.
Na província de Alberta a idade mínima é de 18 anos.

– Adultos podem comprar maconha legalmente nas lojas físicas ou online específicas (privadas ou operadas pelo governo).

– A quantidade permitida para posse na rua é de até 30 gramas de maconha. Em Ontario, Manotiba e Alberta também.

– Em alguns locais o consumo é PROIBIDO, como parquinhos, escolas e outras áreas públicas regularmente usadas por crianças. Apesar da lei não ser clara nesse ponto, eles reforçam o quanto é prejudicial fumar na frente de crianças, e o povo canadense tem por hábito respeitar esse tipo de proibição. Já vi casos de gente fumando e outro pai/mãe ir reclamar e fazer a pessoa apagar. Então fique atento e não vá contra as regras.

– Fumar maconha está permitido nos outros locais públicos onde o cigarro também é permitido. Continua proibido fumar em público na província de Manitoba, por exemplo.

– Plantar em casa também passa a ser permitido, mas com algumas regras, como a plantação não ser visível ao público. Já em Ontário e Alberta existe a restrição de no máximo 4 mudas por residência. Já em Manotiba e em Quebec está proibido plantar em casa.

– Outro ponto ressaltado por eles é que a maconha pode ser extremamente danosa para menores de 25 anos, pois é quando o cérebro está em desenvolvimento, e mesmo asism ela afeta as pessoas de maneira diferente.

– Dirigir sob o efeito de drogas (como maconha e álcool) também traz sérias consequências como multa e até prisão. Não arrisque sua vida e nem a dos outros a sua volta. Serão aplicados testes em máquinas como de análise da saliva e avaliações feitas pelos próprios policiais para avaliar o estado de cada um, além da possibilidade de um exame de sangue.
De acordo com as estatísticas, a cada 3 horas ocorre um acidente de trânsito por direção e drogas, que eles chamam de drug-impaired driving (prejudicado pelas drogas).

 

ATENÇÃO:

– Continua sendo ILEGAL entrar ou sair do Canadá com maconha, não importando de onde você está vindo ou para onde você está indo, NÃO PASSSE EM NENHUMA FRONTEIRA CANADENSE PORTANDO MACONHA. A proibição também vale para quem tem autorização para o uso médico da maconha.

Para quem vai viajar dentro do Canadá é importante saber as regras de cada província ou território. Ninguém quer cometer um crime, ainda mais em outro país né ?

 

Essas são as principais informações que estão disponíveis hoje. Como as leis no Canadá podem mudar facilmente, esteja atualizado caso pretenda fazer uso da maconha em territótio canadense.

Fontes: www.canada.ca/cannabis e www.getcannabisclarity.ca

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.