Halloween no Canadá

HISTÓRIA DO HALLOWEEN

– A data tem origem no Reino Unidos se chamava “All Hallows Eve”, sendo que “Hallow”significa “santo”e “eve” significa véspera. Logo, a data era a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 01 de novembro.

– Não há muitas evidências sobre a origem das celebrações do dia, mas o Dia das Bruxas como conhecemos hoje surgiu entre 1500 e 1800 e teria chegado aos Estados Unidos por volta do ano de 1845, período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, onde 1 milhão de pessoas foram obrigadas a imigrar para os Estados Unidos, levando com eles suas tradições e costumes.

– A maçã era bem significativa na celebração, e nos Estados Unidos foi substitituída pelo milho, muito importante para a cultura americana. Eles também não esculpiam abóboras e sim, turnips, uma espécie de nabo.

– Hoje o Halloween é a maior data não cristã dos Estados Unidos e não tem nenhuma relação com qualquer religião. É apenas uma data onde as crianças (e adultos) se fantasiam e saem pedindo doces. Um carnaval cheio de doces…rs

 

SOBRE O HALLOWEEN EM VANCOUVER

– O Halloween é sempre comemorado no dia 31 de outubro, independentde de qual dia da semana seja… faça chuva ou caia neve !

Óbvio que se você for dar uma festa na sua casa é provável que ela seja um final de semana antes ou um depois, mas ir pra rua bater nas casas e pedir doces é só no dia 31 mesmo.

– É uma delícia ver as brincadeiras, as casas e o comércio enfeitado, e as lojas que abrem especialmente alguns meses antes com artigos específicos de Halloween.

– No dia 31 também é dia das crianças irem fantasiadas para a escola (Consulte a escola para confirmar que essa é uma prática lá também) e em muitas empresas os funcionários também vão caracterizados… de transporte público mesmo ! hahahaha

– Sobre doces na escola eu também aconselho a ver com a escola ou mais especificamente com a professora. Ela que vai decidir se haverá troca de doces na sala e também tomará as precauções para o caso de algum aluno ter alguma alergia alimentar. A mais comum nesse caso seria alergia a “nuts” e várias embalagens de doces e chocolates tem o aviso de que são livres de nuts. Esses são seguros para a escola, principalmente para as crianças mais novas e que não sabem ao certo o que podem comer.

– No caso da professora vetar doces na sala, saquinhos com coisas de tema de Halloween são facilmente encontrados nas dollar stores ou mercados que vendem coisa do tema. Tem lápis, massinha, cadernos, etc

 

GASTRONOMIA

– Nessa época também aparecem muitas comidas típicas, principalmente tendo a abóbora como ingrediente principal. É bolo de abóbora, donut de abóbora, bebida de abóbora.. e por ai vai !

– A rede Chipotle ano passado, por exemplo, tinha os Booritos por $3.00 para quem entrasse na loja fantasiado. O menu promocional de $3 também tinha como opção saladas e tacos.

– Não pode é perder a chance de fazer algo vinculado ao tema !

 

ATIVIDADES

– Além de decorar a casa e sair atrás de doces, existem várias atividades que envolvem ela… a abóbora !

– Existem fazendas de abóboras que lotam nesse época do ano com famílias e escolas atrás de suas abóboras. A pessoa entra na plantação, escolhe a sua abóbora, paga por ela e leva pra casa para decorar ! Tem equipamentos especiais (e baratos) para esculpir a abóbora e ela é muito utilizada nas decorações do lado de fora das casas.
Essas fazendas também costumam oferecer outras atividades como lanchonete e parquinho para as crianças, como forma de atrair mais público e ser um provável passeio de domingo.

Tem um post aqui no blog com as principais fazendas da região para você aproveitar !

– Também é a época das casas do terror ! Vários eventos específicos que ocorrem nessa época, alguns até nas fazendas mesmo, a noite !

Tem post no aqui no blog também com vários eventos, para adultos e crianças !

 

ONDE IR

– Normalmente em ruas de casas, e não de prédios . Uma dica é ir acompanhando nos dias antes do Halloween onde tem decoração.

– Na maioria das vezes as crianças vão na região onde moram mesmo. Mas se for seu primeiro Hallowwen naquela região e não tiver muito movimento, não pense duas vezes e procure uma área mais animada. Não deixe a data passar .. aproveite a brincadeira !

 

ETIQUETA

-Bata apenas em casas que estejam com as luzes acesas e alguma decoração de Halloween. Essa é a etiqueta do dia.

Eu sabia que tinha que estar com alguma decoração e luzes acesas, mas nos dois Halloweens que já passamos aqui vimos as crianças batendo e recebendo doces em casas sem nenhuma decoraçao. Fomos indo atrás e todas elas estavam preparadas para receberam as crianças.  Então, fica a dica … observe o movimento !

– Não esqueca da frase obrigatória: TRICK OR TREAT quando baterem nas portas !

– Estenda seu baldinho ou sacola que o morador ira colocar o doce la. Caso ele coloque o baldinho para que você meso pegue, não pegue mais que 1 ou 2. A brincadeira é bater em várias casas e não encher a sacola na primeira casa !

– Também aconselho os pais a levar uma outra sacola ou mochila para ir esvaziando o pote das crianças, ja que é muito cansativo para elas andar carregando aquele peso.

 

FICAR EM CASA OU SAIR PARA PEGAR DOCES?

– Essa é uma opção pessoal, mas com jeitinho dá para fazer os dois.

– Dependendo de onde você more, dá para deixar o balde com doces e uma plaquinha dizendo que cada criança pode pegar 1 ou 2 e deixar para as outras crianças que ainda passarão. Nesse caso não esqueça da luz acesa.

– Se você mora em prédio, pode colocar avisos nas áreas de circulação dizendo que no apartamento X tem doces.

 

ONDE COMPRAR FANTASIAS:

Walmart
Dollarama
Spirit Halloween
Winners / Home Sense
Costco
Party City
Value Village

 

ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES:

– Nesse dia , principalmente depois do pôr do sol dirija com cuidado ! Crianças correm e podem acabar atravessando correndo na frente do carro, principalmente em ruas menores, residenciais.

– Ilumine seu filho. Isso mesmo! As ruas residenciais costumam ser escuras, entao para a segurança da criancá e evitar atropelamentos, pulseiras e cordoes iluminados são muito vendidos nessa época. Adulto, isso serve para você também, já que na maioria das vezes estamos acompanhando as crianças de casaco … preto ! Use coletes reflexivos, adesivos, ou as pulseiras das crianças  mesmo.

– Leve lanternas para sinalizar pros carros e também ajudar as crianças a andarem pelos jardins das casas. Em muitas delas esta bem escuro e elas podem acabar tropeçando. Acredite, isso é bem normal.

– Pelo mesmo motivo da escuridão x tropeçar, evite fantasias longas, ou maiores que a criança e que as máscaras/chapéus não irão obstruir a visão deles.

– Oriente MUITO seu filho a não comer nada sem antes ter a sua aprovação. Verifique se as embalagens não estão violadas e se estão comercialmente lacradas.

– Levar as crianças jantadas para a rua é uma opção para diminuir o impulso de sair comendo, antes de chegar em casa e verificar tudo com luz !

Essas recomendações sobre os doces estão no site do governo do Canadá 

 

CONFIRA O QUE AS OUTRAS MÃES NO CANADÁ TEM A FALAR SOBRE O ASSUNTO

Adriane Jungues (Ottawa/Ontario) Like a New Home 
Alessandra Cayley (Toronto/Ontario) Alicia e Outros Papos
Alessandra Schneider (Bathurst/New Brunswick) Canadiando
Amanda Aron (Winnipeg/Manitoba) Viva Manitoba 
Beatriz Ortiz (Vancouver/British Columbia) Biba Cria 
Carol Almeida (Mississauga/Ontario) Minha Neve e Cia 
Carol Camanho (Vancouverr/British Columbia) Fala Maluca
Danielle Vidal (Toronto/Ontario) VidalNorte
Gabriela Ghisi (Toronto/Ontario) Gaby no Canada
Livi Souza (Toronto/Ontario) Baianos no Polo Norte 
Mariana Baltar (Calgary/Alberta) De bem com a vida no Canadá
Vanessa Adell (Calgary/Alberta) Partiu Canada

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/malainquieta/www/wp-includes/functions.php on line 3743