Como chegar até Machu Picchu ?

Não tem jeito: chegar até Machu Picchu requer planejamento e um pouco de estudo !

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que precisa chegar até a cidade de Águas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo. A cidade fica aos pés de Machu Picchu, e nasceu após a descoberta da cidade inca. Com o crescimento do turismo também houve um crescimento da cidade.

A maioria dos turistas usa a cidade de Cusco, que é o aeroporto mais próximo, como base. Cusco é o centro da civilização inca, e seu nome significa “umbigo do mundo”. Há vários museus e sítios arqueológicos perto da cidade e de lá também partem vários passeios ao Vale Sagrado.

Como chegar até Cusco ?

O mais utilizado é o vôo a partir de Lima, mas também há opções de ônibus e trem. Vai depender de qual cidade você esta partindo para Cusco.

De acordo com o site oficial do aeroporto, essas são as cias aéreas com vôos até Cusco: Lan Perú, Aéreo Sur, Taca Perú e Star Peru.

O Heitor e sua família saíram do Acre de carro, atravessaram a fronteira e pegaram um avião em Puerto Maldonado. Eles contam tudo aqui !
O Se Pluga no Mundo também saiu de Puerto Maldonado, mas foi de ônibus até Cusco e conta aqui como foi.
O Turomaquia foi de trem, de Puno até Cusco e conta tudo aqui também.

Águas Calientes não tem nenhuma estrada a sua volta, restando apenas as caminhadas (1) ou trem (2) para chegar até ela. Vamos aos detalhes:

(1) Chegando em Águas Calientes a pé:
Trilha Salkantay: É uma trilha alternativa e uma das mais bonitas do mundo, que dura em média 4 dias e termina exatamente em Águas Calientes . Possui menos viajantes, não tem limite de pessoas por dia e muita gente faz sem guia e sem agência.  A trilha do monte Salkantay não tem calçamento inca e nem sítios arqueológicos em seu percurso. Mas as paisagens são mais bonitas do que as da Trilha Inca Clássica e chega-se a 4600m de altitude. Alguns pacotes podem incluir a subida até Machu Picchu, consulte as opções das agências.

Não fizemos a trilha do Monte Salkantay, mas outros blogueiros deram seus relatos:
Os Caminhantes OgroTur
Territórios
Turomaquia

(2) Chegando em Águas Calientes de trem:
Duas empresas operam na estação da cidade: Peru Rail e Inca Rail. A segunda parte apenas da estação Ollantaytambo.

Já a Peru Rail tem trens para a estação chamada Machu Picchu saindo de Cusco, Ollantaytambo e Urubamba. Optamos por comprar nossa ida por Ollantaytambo e a volta direto até Cusco, como explicamos aqui.

São 3 tipos de trens Peru Rail:
Expediton – mais simples e mais barato.
Vistadome – um pouco mais caro, mas com mais conforto e serviço melhor.
Hiram Bingham – luxuoso e exclusivo, custando 3 ou 4 vezes mais que os outros dois e com partidas apenas de Cusco.

Dicas: 
– saindo da estação de Cusco você chega em Machu Picchu depois de quem saiu das outras estações e de quem dormiu em Águas Calientes. Ficará mais difícil de se locomover pelas escadas e suas fotos terão mais gente, poluindo a paisagem !

– lembre-se que o verão peruano é chuvoso e o acesso via trem muitas vezes é prejudicado, já que a linha férrea segue pelas margens do Rio Urubamba. Nesses casos, o acesso costuma ser feito via trem + ônibus, dependendo do trecho com problemas ou, em casos mais graves, a cidade fica isolada.

Pronto, você está em Águas Calientes, e tem novamente outras duas opções para subir até Machu Picchu: caminhando (1) ou de ônibus (2):

(1) Caminhando:
são cerca de 2 horas de caminhada, montanha acima, de você for pelas trilhas. Se resolver seguir o caminhos em zigue-zague dos ônibus pode demorar até 4 horas nessa subida!

(2) De ônibus:
A empresa Consettur opera a linha Águas Calientes X Machu Picchu. Os ônibus partem bem do centro da cidade, e a passagem pode ser comprada ali mesmo, na hora ou no dia anterior, como nós fizemos.

Valores 2016 (26/08/2016):

ADULTO EXTRANJERO Subida y Bajada $ 24.00
ADULTO EXTRANJERO Subida o Bajada $ 12.00
NIÑO EXTRANJERO Subida y Bajada $ 12.00
NIÑO EXTRANJERO Subida o Bajada $ 7.00

O primeiro parte por volta das 05:30 da manhã e , enquanto tiver fila, sai um atrás do outro, e a fila começa bem cedo! Depois, a cada meia hora sai um ônibus. O Caminho dura cerca de 20 minutos, e é com emoção, já que o caminho é sinuoso e estreito.

Você também pode subir de um jeito e descer do outro, basta comprar o tíquete de ônibus apenas para um trecho.

Dá uma olhada na foto. tem 5 ônibus na fila, que não dá para ser totalmente fotografada.

ATENÇÃO:

O tíquete do ônibus não te dá acesso à Machu Pucchu, ele apenas te leva até a entrada do Santuário.
Para entrar em Machu Picchu é necessário adquirir AQUI, com antecedência, as entradas do parque, já que existe um limite de 2.500 pessoas por dia. Você também pode comprar através de alguma agência da sua confiança.
E não esqueça de levar o comprovante impresso !

Atenção: Caso vá subir alguma montanha em Machu Picchu ( a Montanha Wayna Picchu ou a Montanha Machu Picchu), não esqueça de verificar a disponibilidade e comprar com antecedência, pois a entrada nas duas é mais restrita que no parque. Você já compra junto a entrada de Machu Picchu e da trilha de sua preferência.

Há ainda uma última opção: a TRILHA INCA CLÁSSICA!  😆

Ela é uma autêntica estrada inca com calçamento de pedras original em boa parte dela. Possui vários sítios arqueológicos ao longo do caminho e era o percurso natural que os incas faziam para chegar até Machupicchu e começa nos arredores de Cusco.

Diferente da Trilha Salankantay, ela só pode ser feita com um guia/agência e tem um limite de 500 pessoas por dia (incluindo turistas, guias, cozinheiros e carregadores), e as vagas costumam esgotar com 6 meses de antecedência  ! Então, assim que marcar a sua viagem, reserve logo sua vaga na trilha, caso vá fazê-la.

As agências oferecem vários tipos de pacotes, variando de 4 até 10 dias, e contam com cozinheiros, carregadores (para as comidas e material de acampamento, mas você leva a sua própria mochila, ou contrata um carregador particular) e guias especializados. Os demais serviços podem variar de acordo com a agência, mas esse é o básico oferecido. Os preços então, como tudo no Peru, podem e devem ser negociados.

A altitude máxima na trilha inca é de 4200m

ATENÇÃO: A Trilha Inca é fechada durante todo o mês de fevereiro de todos os anos, pois esse é um dos meses que mais chove na região andina. . As trilhas alternativas são uma opção para quem só pode ir em fevereiro.

E ai, vai do modo hard ou do mais confortável? Conte-nos sua experiência !

About the Author:

Renata Luppi: Mãe, esposa, filha, irmã mais velha, inquieta, curiosa, viciada em chocolate e coca-cola e, acima de tudo, cheia de manias !!!

11 Comments

  1. Fernanda Tagliari 03/05/2018 at 7:17 PM - Reply

    Oi Renata.
    Estou achando interessante pois já viajei para vários lugares do mundo e não sei o porquê de estar me batendo tanto para compreender essa viagem para o Peru. Acho que já pelo fato de ter trajetos tão curtos mas tão altos que são limitados (e aí a gente lê que uma distância tão curta é feita em 7h de van e 3h caminhando ou com um trem caríssimo).
    Enfim. Achei seu blog muito claro, o que tenho achado difícil quando procuro informações sobre viagem ao peru e Machu Picchu.
    Parabéns e muito obrigada!

    Vou viajar com toda a famiía e estou sendo a própria agência de turismo. Vamos fazer o trajeto Lima (3 dias) – Cusco (3 dias, mais um quarto dia que vamos a Pisaq num bate e volta) – Vale Sagrado dormindo em Ollantaytambo – Trem milionário para Aguas Calientes (mais caro que o próprio ingresso de entrada), aí dormimos lá e conhecemos Machu Picchu no turno da manhã (agora eles dividiram, ou manhã ou tarde). Sobre o retorno me pergunto se cometi um erro. Acabei comprando trem de Aguas Calientes a Ollantaytambo a tarde pois acredito que teremos que deixar lá nossas malas (li que não poderemos levar malas no trem), por isso não comprei direto a Cusco, que é nosso destino final neste mesmo dia. Depois fiquei um pouco revoltada pois vi passagem direto a Cusco quase pelo mesmo preço carissimo que já estava parar em Ollantaytambo.

    Enfim, nem tenho uma pergunta específica mas achei legal agradecer e deixar um pouco da minha programação e reflexão, pode ajudar alguém.

    =)))

    Beijãaooo

    • Renata Luppi 04/05/2018 at 12:44 PM - Reply

      Oi Fernanda !
      Sim, é uma viagem bem complexa, cheia de pedaços que precisam se conectar ! rs
      Os trens não são baratos mesmo não, e são a única forma de chegar ne .. pq caminhando dias eu nem considero hahahahaha
      Sobre o trem de volta, se você comprar na mesma compra ida e volta, e;e só deixa a volta pro mesmo destino. Pra eu voltar de Aguas Calientes direto para Cusco eu tive que fazer uma compra separada.
      Vocês vão com todas as malas ? Li que muita gente deixa no hotel em Cusco mesmo, mas fiquei receosa. Como seria só uma noite que não estaríamos la ( a que dormimos em águas calientes), preferi manter a estadia em Cusco com as malas quietinhas no quarto… rs…. mas fomos de mochila, e algumas coisas deixamos no hotel em águas calientes mesmo, e pegamos no final do dia, antes de pegar o trem .

      Beijão

  2. Dani 18/02/2018 at 10:22 AM - Reply

    Olá Renata.
    Estou viajando de carro próprio.
    É possível ir de Cusco até Aguas Calientes de carro?
    Quanto custa a taxa de ônibus entre Cusco e Aguas Calientes?
    Obrigada.

    • Renata Luppi 19/02/2018 at 10:27 AM - Reply

      Oi Dani,
      não tem como chegar até Águas Calientes de carro nem de ônibus. Não tem estradas.
      As únicas opcões mesmo são o trem ou fazendo caminhando pela Trilha Inca.

      😉

  3. Helena de Moura Aragão 26/10/2015 at 10:05 PM - Reply

    Estou no site do Peru Rail. Vou fazer o passeio do Vale Sagrado e ir de Ollantaytambo para Machu Picchu. Então, duas dúvidas:

    Dá para fazer a parte do passeio em Ollanta até que horas? Vi que compraram o trem Ollanta x Machu às 19h, pra dormir em Aguas Calientes (vamos fazer isso também). É o melhor horário? Ou vale a pena ir até a última etapa do passeio e pedir para na volta o tour deixar a gente em Ollanta para pegar o trem das 21h? Se bem que se chegar 22h40 em Aguas Calientes é capaz de não dar tempo de comprar o ônibus pro dia seguinte bem cedinho, né…

    A outra dúvida: chegando cedo em Machu Picchu, quanto tempo se fica lá? A volta seria que horas, para pegar o trem em Aguas Calientes para Cusco? Recomenda-se comprar esse trem com antecedência, né.

    Obrigada!

    • Renata Luppi 27/10/2015 at 1:48 PM - Reply

      Oi Helena,
      – nós compramos o único horário que nos restou saindo de Ollanta para Águas Calientes. Nosso tour saiu de Ollanta por volta das 17:00/17:30 e nós ficamos na estação. A próxima etapa já seria no caminho para Cusco, e o ônibus não voltaria, a não ser que vocês estivessem em um passeio particular.
      – O trem das 21:00 eu já acho tarde, pq vocês vão chegar muito cansados no hotel para acordar cedo.
      – Quanto ao ticket do ônibus, se não der tempo a noite, compra de dia sem problemas.
      – E o tempo em Machu Picchu… ai varia muito da disposição de vocês. Fomos com nossa filha, que estava com 5 anos, e lá não tem banheiro e nem pode comer, só saindo do portão principal. Como queríamos subir cedo e já tinhamos contratado o tour, calculamos um horário pós almoço.
      Subimos, demos uma volta sozinhos, encontramos o grupo guiado, ficamos mais um pouco sozinhos, descemos, almoçamos em Águas Calientes, com calma e depois pegamos o trem para Cusco.
      Tem gente que passa o máximo de tempo lá, vai ao banheiro, volta. Vai depender muito da sua disposição … rs

      Qualquer coisa, pode perguntar !

      Beijão

  4. lucas 29/05/2015 at 2:09 PM - Reply

    Renata me esclareça algumas coisas:

    De Cusco pra Machu Picchu o melhor seria dormir em aguas calientes certo? tem onibus que vai direto? sabe valor?

    De aguas calientes pra machu picchu eu posso ir a pé certo?
    quanto é o ticket pra entrar no parque? é so pelo site que compra certo?

    de onibus voce comentou que sao uns 20 soles … é facil encontrar esse onibus ou precisa reservar com antecedencia?

    • Renata Luppi 29/05/2015 at 3:52 PM - Reply

      Oi Lucas, vamos lá:
      1) Dormir em Águas Calientes é uma opção. Você sobe super cedo, consegue fotos com MP mais vazio e aproveita mais o seu dia. Mas, muita gente sai de trem de Cusco, só que acabam chegando mais pro meio/final da manhã em Águas Calientes. Vai da sua preferência.
      2) De Águas Calientes tem o ônibus que te deixa ne entrada de MP. O valor de 2015 é U$ 24,00 adulto estrangeiro (subida e descida). Tem a opção de pagar U$ 12,00 e só subir ou descer.
      Você pode subir e/ou descer a pé sim, mas é uma bela subida.
      3) O ticket do ônibus, diferente do ticket de MP, você compra lá na hora sim. Deixa uma pessoa na fila e a outra pessoa compra, ou comprar na noite anterior, caso durmam lá. Na verdade pode comprar com até 7 dias de antecedência, segundo o site deles.

      Espero ter ajudado !

  5. Marcia Tanikawa 29/03/2014 at 9:24 AM - Reply

    Oi Renata!!!
    Muito obrigada pela nossa menção no seu post!!
    Grande abraço!

  6. Patricia - Turomaquia 28/03/2014 at 4:03 PM - Reply

    Brigaduuu pela citação do Turo 🙂

    • Renata Luppi 28/03/2014 at 4:10 PM - Reply

      Imagina, Patrícia !
      Informação boa deve ser compartilhada ! 😀

Leave A Comment

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.